O VLT Parangaba - Mucuripe foi desenhado, a priori, para atender uma provável demanda entre a Beira Mar e o Estádio Castelão. Originalmente, a linha de VLT foi incluída na Matriz de Obras de Mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. Seria da forma a seguir:
Diante da impossibilidade de conclusão da obra e mudanças constantes nos projetos - que levaram à retirada do trecho Parangaba a Castelão - a obra foi reestruturada. Mesmo assim, a obra terá um grande impacto no movimento pendular diário Oeste - Leste.
Junto com as linhas Sul e Oeste do Metrofor, além do projeto na Nova Linha Leste (rumo ao Centro de Feiras e Bairro Edson Queiroz), o incremento das linhas de Metrô/VLT levará a cidade a repensar o modo como lida com o transporte público, uma vez que deve ser estudado com "muito carinho" a integração rodo-ferroviária. Veja o plano ferroviário de Fortaleza:
| Plano de expansão do Metrofor e suas 4 linhas. |
O VLT usará carros Diesel da Bom Sinal, sediada em Barbalha. Terá influência por aproximadamente 22 bairros, como Itaóca, Parreão, Vila União, Tauape, Aldeota e Cais do Porto. Passará próximo de importantes pontos de fluxo da cidade, como Rodoviária, Aeroporto e os Terminais do SIT Papicú e Parangaba.
Veja uma "concepção artística" da obra:

Nenhum comentário:
Postar um comentário